quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Lamento de Xavier

       A canção abaixo chama-se "Lamento de Exu" e é parte do belíssimo CD "Os Afro-Sambas" (1966), que Baden Powell gravou em parceria com Vinicius de Moraes. 
          Nesta postagem, denominei a canção de "Lamento de Xavier" para acompanhar o conto "Xavier", presente em O livro dos nomes de Maria Esther Maciel, e transcrito abaixo. 
       Por instantes, lendo o fim da história "Xavier", imaginei que só o uivo final que o cão entoa frente à morte do seu dono Jafé merecia uma atenção particular, dada a força do sentido da morte do dono para o cão. O uivo de Xavier, imaginei, seria como um lamento, mas um lamento cheio de sentimentos complexos, contraditórios entre si. Além de ser efeito da dor pela perda do seu dono, é simultaneamente sua dor de culpa pela morte, ainda, de  seu alívio, por ver o dono finalmente sem o sofrimento. 
       Portanto, o lamento deveria conter toda a mescla de sentimentos controversos, e as vezes paradoxais entre si, como o desespero, o consolo, o alivio. Só o tempo sem pressa, e a maestria de uma boa canção-lamento, poderia trazer a complexidade desses sentimentos de Xavier. Buscando um equivalente para tal uivo, lembrei de "Lamento de Exu", que meus ouvidos certa vez consideraram reunir um rico repertório de sentimentos de lamento, portando timbres melancólicos, festivos, pasmados e de entrega, como poderia bem descrever o simultâneo desespero, alívio e consolo do cão. 
          Eis o Lamento abaixo.

     

Nenhum comentário: